Sobre Coaching Ontológico

O que é o Coaching Ontológico?
O Coaching Ontológico é a prática profissional derivada da Ontologia. Entendemos o Coaching Ontológico como a “arte” de acompanhar a outros em um processo de aprendizagem que busca expandir o poder de ação, a efetividade e o bem-estar através da ampliação das interpretações que temos acerca de nós mesmos, dos outros e do mundo. Ou seja, de nossa particular maneira de habitar o mundo. Como toda arte, o coaching se alimenta de outras artes e de múltiplas disciplinas. Vem de algumas muito antigas, como a arte de escutar, a de recordar, a de gerar contextos sagrados; e de outras mais novas, como a filosofia da linguagem ou uma nova ontologia, a biologia do conhecimento e a teoria de sistemas. Além disso, convive com outras disciplinas que estão nascendo simultaneamente, tais como a teoria da complexidade e a teoria do caos, com seus distintos olhares sobre a inteligência emocional, corporal e espiritual.

O Coaching Ontológico se funda, entre outras correntes filosóficas, na Ontologia da Linguagem, que têm entre suas principais premissas que como seres humanos nos constituímos na linguagem e através dela. Entendemos que nós, seres humanos, damos sentido ao mundo por meio da linguagem, interpretamos a realidade e a nós mesmos, por meio da linguagem. Nossa história é um relato, uma história, e como tal podemos reinterpretá-la.

Que é então um Coach Ontológico?
Um Coach Ontológico é um tipo particular de Coach, capaz de observar como as pessoas constroem interpretações a respeito de sua existência, as quais se refletem em sua maneira de ser. Cada um de nós possui uma maneira de ser “única”, que nos influencia em tudo o que vemos e ouvimos ao nosso redor. Vivemos num mundo de interpretações -não de fatos- e nossa maneira de ser determina o quão exitosos seremos nos relacionamos com os demais e conosco mesmos.

Através da arte da conversa, um Coach Ontológico é capaz de levar às pessoas a “tornarem-se conscientes” das interpretações que compreendem sua realidade. Um Coach Ontológico é também capaz de apoiar as pessoas no desenvolvimento de interpretações que lhe abram maiores possibilidades de ação para lidar com questões relevantes (através de mudanças em sua linguagem, suas experiências emocionais e como utilizam seu corpo) e de ajudá-las a serem mais efetivas e a construírem uma vida com sentido, que lhes satisfaçam plenamente.

Por que conversar com um Coach Ontológico?
- Se precisas olhar uma situação que não consegues resolver.
- Se sentes que repetes a mesma história em tua vida.
- Se procuras que alguém te ajude e acompanhe para enfrentar um desafio.
- Se queres questionar um evento que te está causando sofrimento.
- Se precisas um espaço para teu desenvolvimento pessoal.

O que oferece o Coach Ontológico?
Um Coach Ontológico oferece interpretações que abram possibilidades, desafia respeitosamente teus modelos mentais, teus julgamentos e crenças, tuas observações, para construir novas interpretações, que permitam a descoberta de novas ações e possibilidades; e te acompanha no desenho de ações que te abram novas possibilidades no mundo.

Um Coach não diagnostica, não aconselha, nem recomenda, senão que explora, faz perguntas. Um Coach não é dono da verdade, nem conhece as respostas, só se oferece como uma ferramenta que te guie em tua busca.